Lavagem do Bonfim: especialista orienta sobre cuidados de saúde durante o percurso

A Lavagem do Bonfim, uma das mais tradicionais festas populares da Bahia,vai levar milhares de pessoas às ruas nesta quinta-feira (15), em um percurso de cerca de 8 quilômetros, entre a Igreja da Conceição da Praia e a Colina Sagrada. Para quem vai participar seja caminhando ou correndo, é preciso ficar atento a alguns cuidados. A orientação é manter atenção à hidratação, optar por uma alimentação leve e usar calçados confortáveis, medidas fundamentais para reduzir riscos de lesões, diminuir as chances de mal-estar e preservar o condicionamento físico.

O coordenador do curso de Educação Física da Unijorge, Iuri Nascimento, orienta que o percurso seja feito com cautela, principalmente por quem não está habituado a longas caminhadas ou à prática regular de exercícios. Nesses casos, a recomendação é optar pela caminhada em ritmo confortável. Ele reforça ainda a importância do uso de roupas adequadas para o calor e de tênis apropriados.

“A orientação é manter um ritmo moderado, sem exageros, fazer pausas e alongar-se antes de iniciar o trajeto. Também é importante começar o dia bem alimentado, com um café da manhã leve, além de manter a hidratação ao longo do percurso”, explica

As altas temperaturas durante o horário da caminhada exigem cuidados redobrados, mesmo para quem está acostumado a praticar exercícios. Segundo o professor, a forma como o calor afeta cada pessoa varia conforme diversos fatores.

“Aspectos internos, como idade, sexo, composição corporal e aclimatação, além de elementos externos, como temperatura, umidade, altitude, vestuário e equipamentos, podem aumentar ou reduzir os riscos à saúde durante a atividade física”, complementa o professor.

Para se proteger dos efeitos do calor extremo, o especialista recomenda começar a caminhada já hidratado e fazer reposição contínua de líquidos. “A desidratação pode trazer consequências como alteração do volume plasmático, aumento da frequência cardíaca, queda da pressão arterial, comprometimento da termorregulação e fadiga térmica”, alerta.

Segundo Iuri, a preparação para a atividade física deve começar na véspera, com a ingestão de 500 ml de água ou bebida esportiva na noite anterior e mais 500 ml ao acordar. Cerca de 20 a 30 minutos antes da caminhada, é indicado consumir entre 400 e 600 ml de água ou bebida esportiva.

Durante o percurso, o ideal é ingerir de 0,5 a 2 litros de líquido por hora. Após o exercício, a reposição deve ser proporcional ao peso perdido, e a inclusão de eletrólitos, como bebidas esportivas, alimentos como bananas, laranjas ou suplementos específicos, além da ingestão de carboidratos contribuem para a recuperação.

“Para aproveitar bem, mantenha-se alimentado, hidratado, use roupas leves, bonés e óculos escuros, e não se esqueça da proteção solar. Evite excessos na alimentação e de bebidas alcoólicas para garantir conforto e disposição”, acrescenta Nascimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Estudantes de qualquer série do Ensino Médio que desejam ingressar em uma escola da rede estadual de ensino ...

Cerca de 1,6 milhão de clientes foram afetados pelas irregularidades As liquidações do Banco Master, decretada pelo Banco ...

Plataforma está em fase final de testes, diz nota do MinC O Ministério da Cultura (MinC) esclareceu, por ...

Terceira rodada do Baianão e o Vitória continua sem vencer. Também continua sem perder. Pelo menos, dessa vez, ...

Comunidade no WhatsApp

🚨 Conheça nossa comunidade do WhatsApp. São diversos grupos segmentados por tema da nossa região.

Estudantes de qualquer série do Ensino Médio que desejam ingressar em uma escola da rede estadual de ensino ...

Cerca de 1,6 milhão de clientes foram afetados pelas irregularidades As liquidações do Banco Master, decretada pelo Banco ...

Plataforma está em fase final de testes, diz nota do MinC O Ministério da Cultura (MinC) esclareceu, por ...