Bahia diploma mil agentes comunitários e de combate às endemias em cerimônia do Programa Mais Saúde com Agente

Com a presença da secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, Salvador sediou, nesta terça-feira (14), a cerimônia estadual de diplomação dos cursos técnicos do Programa Mais Saúde com Agente, iniciativa do Ministério da Saúde voltada à qualificação profissional de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Realizada no auditório do Fiesta Bahia Hotel Convention Center, a solenidade marcou a diplomação de mil profissionais no estado, que passam a contar com certificação técnica para atuação nos diversos territórios, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento na formação dos agentes fortalece a Atenção Primária à Saúde, a Vigilância em Saúde e o enfrentamento de endemias em toda a Bahia.

“O momento de diplomação simboliza o reconhecimento do papel estratégico dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias e reafirma a educação como eixo estruturante para enfrentar os desafios atuais da saúde pública no Brasil”, destacou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, também ressaltou o caráter estruturante da qualificação profissional para o fortalecimento do SUS e celebrou a ampla adesão dos municípios baianos ao programa. “Este é um momento especial de valorização dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. A segunda etapa da formação contou com mais de 7 mil profissionais cadastrados, com adesão de 389 municípios baianos. Isso significa qualificar e fortalecer, cada vez mais, o trabalho desenvolvido na Atenção Primária, na Vigilância em Saúde e na Estratégia de Saúde da Família. São áreas fundamentais que, de forma integrada, fortalecem o SUS, especialmente na prevenção de doenças e na promoção da saúde. É nessa perspectiva que seguimos firmes ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula”, afirmou.

Além da secretária Roberta Santana e do secretário Felipe Proenço, participaram do ato solene de diplomação a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Conacs), Ilda Angélica; a diretora da Conacs e presidente da Federação Baiana dos ACS e ACE, Zilar Portela; o presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA), Marcos Gêmeos; a presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), Stela Souza; a coordenadora do Projeto de Fortalecimento da Educação Profissional em Saúde no SUS (ED Prof SUS), representando a Fiocruz, Gracia Maria de Miranda Goldin; e a coordenadora-geral adjunta de Formação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fabiana Schneider Pires. Também estiveram presentes os deputados Alice Portugal, Jorge Solla, Robinson Almeida e Zé Neto.

Programa Mais Saúde com Agente

O Programa Mais Saúde com Agente é coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com apoio da Fiocruz.

Os cursos técnicos em Agente Comunitário de Saúde e em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias foram realizados em formato híbrido, combinando atividades a distância com práticas desenvolvidas nos próprios territórios de atuação dos profissionais, valorizando a realidade local e a integração das equipes de saúde.

Na Bahia, já foram diplomados 7.699 agentes, sendo 5.131 ACS e 2.568 ACE, com adesão de 389 municípios. Em âmbito nacional, o programa formou 291.757 agentes nas duas turmas concluídas, com adesão de mais de 90% dos municípios brasileiros. A iniciativa também se destaca pelo impacto social, uma vez que a maioria dos formandos é composta por mulheres e pessoas negras, ampliando o acesso à educação técnica e fortalecendo a equidade no SUS.

Fotos: Jamile Amine / Saúde GovBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Estudantes de qualquer série do Ensino Médio que desejam ingressar em uma escola da rede estadual de ensino ...

Cerca de 1,6 milhão de clientes foram afetados pelas irregularidades As liquidações do Banco Master, decretada pelo Banco ...

Plataforma está em fase final de testes, diz nota do MinC O Ministério da Cultura (MinC) esclareceu, por ...

Terceira rodada do Baianão e o Vitória continua sem vencer. Também continua sem perder. Pelo menos, dessa vez, ...

Comunidade no WhatsApp

🚨 Conheça nossa comunidade do WhatsApp. São diversos grupos segmentados por tema da nossa região.

Estudantes de qualquer série do Ensino Médio que desejam ingressar em uma escola da rede estadual de ensino ...

Cerca de 1,6 milhão de clientes foram afetados pelas irregularidades As liquidações do Banco Master, decretada pelo Banco ...

Plataforma está em fase final de testes, diz nota do MinC O Ministério da Cultura (MinC) esclareceu, por ...